VIVA3:Saiba tudo sobre as ações da Vivara

Nesse artigo vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre a VIVA3 que são as ações ordinárias da Vivara, empresa líder no segmento de lojas de jóias e relógios no Brasil.

A Vivara fez um IPO (oferta pública inicial de ações) em Outubro de 2019, então ela é uma empresa nova na Bolsa de Valores. Por esse motivo, você precisa conhecer todos os dados dessa empresa para não correr o risco de investir o seu dinheiro em uma empresa que não dá resultados e que pode fazer você desvalorizar o seu patrimônio.

A entrada das ações VIVA3 gerou uma grande expectativa no mercado, tanto entre traders, investidores de longo prazo e investidores estrangeiros que foram atraídos pelos ótimos números que a empresa apresentou nos últimos anos.

Continue conosco até o final porque nessa matéria vamos falar o que é a VIVA3, indicadores e como você pode começar a investir nessa companhia que é uma das líderes nacionais em produção e venda de jóias e relógios no país.

vivara

Ja sabe quais são os melhores investimentos para 2020? Clique aqui e descubra.

VIVA3 O que é?

VIVA3 nada mais é do que o código usado para as ações ordinárias da Vivara. Caso você não saiba o que são ações ordinárias, vamos fazer uma breve explicação para que você não confunda ações ordinárias com preferenciais.

As ordinárias, identificadas pelo número 3 no código da ação, dizem respeito as ações que possuem direito a voto na administração da empresa. Para o pequeno investidor, não faz muita diferença, pois para poder participar de alguma decisão em empresas listadas na Bolsa é necessário ter um número alto de ações.

Agora, as ações preferenciais, são aquelas que possuem preferência para a distribuição de lucros, ou seja, os dividendos que as empresas costumam distribuir aos seus acionistas. Essas ações são identificadas pelo número 4.

No caso da Vivara, você vai conseguir comprar apenas as ações ordinárias através do código VIVA3.

Conhecendo um pouco da Empresa

A Vivara é uma empresa que fabrica e comercializa jóias e assessórios. Ela possui mais de 230 pontos de venda no Brasil e atua com produtos para o público masculino e feminino.

A empresa é dona das marcas Vivara, Life by Vivara, Vivara Watches, Vivara Accessories e Vivara Fragrances. Seu portfólio de produtos inclui, além de jóias, relógios, perfumes, óculos, abotoaduras, carteiras e bolsas.

O modelo de negócios verticalizado da companhia busca garantir domínio no gerenciamento da cadeia produtiva. Ela atua desde a criação e design até a produção, estratégia de marketing, distribuição e comercialização. A produção anual é de aproximadamente 2,3 milhões de unidades. A Vivara fabrica cerca de 80% dos produtos comercializados em suas lojas.

Ao longo dos anos, a companhia expandiu a sua rede de lojas, chegando a 80 pontos de venda em 2007. Em 2012, iniciou as operações com e-commerce e, em 2016, adotou a estratégia de omnichannel, integrando lojas físicas, virtuais e compradores.

Alguns dados relevantes:

  • Mais de 50 anos de empresa
  • 230 pontos de venda, sendo 180 lojas e 54 quiosques
  • Fábrica com 4200 metros quadrados
  • 2900 funcionários ao todo
  • 5 mil produtos no e-commerce
  • 24 milhões de acessos em 2018

VIVA3 cotações

Se manter informado sobre as cotações de determinado ativo da Bolsa de Valores é essencial para saber a hora certa de comprar ou vender para ter lucro.

Apesar de muitas pessoas falarem que preço não importa, grandes investidores sempre gostam de comprar quando está barato e vender quando o ativo estiver caro.

Por esse motivo, saber a cotação da VIVA3 e o seu pequeno histórico desde que entrou na B3 é importante para você que está pensando em se tornar sócio dessa empresa.

A VIVA3 fez o seu IPO na Bolsa de Valores no dia 10 de outubro e no primeiro dia fechou a sua cotação em 24,11.

A expectativa de alta dos investidores desse IPO se confirmou nos dois meses seguintes, já que hoje, em dezembro, as ações da VIVA3 já passaram os 28 reais, sendo cotada a 28,20.

Isso quer dizer que, se você tivesse investido 2400 reais na VIVA3 em Outubro, hoje teria um montante de 2820.

Agora a má notícia para quem vive de Day Trade (que é comprar uma ação e vender no mesmo dia) é que as ações VIVA3 não costumam oscilar muito. A menor cotação nesses poucos meses de Bolsa de Valores foi 22,88 no dia 13 de Novembro.

A boa notícia para o investidor de longo prazo é que para 2020 se mantém a tendência de alta das ações VIVA3, inclusive com a previsão de distribuição de dividendos.

Números e Indicadores da VIVA3

Como falamos anteriormente, o IPO da VIVA3 causou uma grande movimentação no mercado por se tratar de uma empresa que lidera o setor de joias e relógios no Brasil. Além disso, os números de faturamento, margem bruta e margem líquida também foram atrativos que levaram muitos investidores a participarem a oferta pública inicial de ações da Vivara.

Veja abaixo indicadores sobre o desempenho da empresa Vivara no ano de 2018:

 

  • Receita líquida: 1,1 bilhão
  • Lucro líquido: 198,4 milhões
  • Margem líquida: 18,7%
  • Crescimento em relação ao ano anterior: 12,8%

Conforme podemos ver com os dados do desempenho da empresa durante o ano de 2018 é que a VIVA3 é sim um bom ativo para se investir. O investidor que procura ativos que possam se valorizar ao longo do tempo precisa sempre investir com empresas que tenham – no mínimo – 15% de margem líquida, e nesse requisito a VIVA3 está mais que aprovada.

Outro fator importante para analisar é se a empresa cresceu ou não em relação ao ano anterior.

Como investir na VIVA3?

Hoje para investir na Vivara basta você abrir uma conta em qualquer corretora online e acessar o HB (HomeBroker) para encontrar as ações através do código VIVA3. Mas antes de dar esse passo importante que se tornar sócio dessa empresa, não deixe de pesquisar mais sobre ela e o seu histórico de lucro nos últimos anos.

Seja você um investidor de longo prazo ou de curto prazo, é essencial conhecer a área da empresa em que você está investindo. Procure pesquisar sobre outras empresas desse mesmo setor para pode fazer análises comparativas com a Vivara.

Fazendo isso, você diminui o seu risco de investir em uma empresa que não conhece e em um setor que não costuma acompanhar.

Conclusão

Nesse artigo vimos tudo sobre a VIVA3, que são as ações ordinárias da Vivara. Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido para você sobre como a empresa atua no mercado e como você pode começar a investir nela.

Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe abaixo o seu comentário para esclarecer ou sugerir um tema para os próximos artigos!