Trend Estatais: A melhor maneira de surfar a agenda de privatizações do governo

Trend Estatais

Na última terça-feira (20), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo anunciaria uma série de privatizações que deve contar com 17 empresas e, um dia depois, o Governo divulgou que nove empresas públicas foram incluídas na lista.

Estão na lista Telebras, Correios, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Empresa Gestora de Ativos (Emgea), Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), e Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

Na quarta-feira (21), o Valor Econômico divulgou que, segundo fontes graduadas, “mesmo que a Petrobras não esteja imediatamente na lista das 17 empresas a serem desestatizadas, a equipe econômica prevê esse caminho para a estatal de petróleo antes do término da atual gestão”.

Com as notícias veiculadas, as estatais com participação relevante no Ibovespa contribuíram para a alta de 2,00% do índice no pregão dessa quarta. Entre os principais destaques do dia, estão a Eletrobrás (+12,39%) e Petrobras (+5,95%).

O Trend Estatais FIA deve se beneficiar (e muito) desse movimento. O fundo foi criado em abril de 2019, justamente com o objetivo de oferecer aos investidores a oportunidade de aplicar em ações de empresas que podem ser impactadas positivamente pela agenda de privatizações do governo. A carteira é composta pelas principais ações estatais brasileiras negociadas na bolsa, e todos os papéis possuem participação uniforme na carteira, com rebalanceamento diário.

As estatais que passam pelo processo de privatização são retiradas do portfólio. Foi o caso da BR Distribuidora (BRDT3), que saiu da carteira após o anúncio de sua privatização, em julho. No período em que ficou no fundo, o papel apresentou alta de 22,53%, enquanto o Ibovespa teve retorno de 8,13% no mesmo período.

Abaixo, temos a carteira-alvo atual do fundo e a rentabilidade de cada um dos papéis no pregão da quarta-feira:

Tenha acesso ao fundo Trend Estatais e a aos melhores investimentos do mercado com a Visão Investimentos e nossa assessoria especializada e gratuita.

Por possuir menos de 6 meses, o fundo ainda não pode divulgar sua rentabilidade.