XP investimentos tesouro direto: A melhor opção para suas aplicações em renda fixa

Diversas pesquisas feitas atualmente conseguem apontar que mais da metade dos brasileiros não têm investimentos, entretanto, quando eventualmente fazem alguma aplicação, a caderneta de poupança tende a ser a opção preferida entre eles. O ponto negativo de fazer essa escolha é que, infelizmente, esse ativo financeiro é um dos menos rentáveis.

Por isso, se você faz parte dos 58% de brasileiros que não possuem investimentos – segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) – e quer mudar essa realidade da melhor maneira, confira agora no nosso artigo o que é possível fazer com a ajuda dos ativos da XP Investimentos Tesouro Direto.

O que é o tesouro direto?

O tesouro direto é um programa que facilitou muito a vida de pequenos investidores, principalmente daqueles com um perfil mais conservador. Criado pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 (atual BM&F Bovespa), o seu principal objetivo foi o de democratizar os investimentos em títulos públicos, tornando-os mais acessíveis – principalmente porque as aplicações são feitas pela internet – e deixando as taxas mais atrativas.

O que é a XP Investimentos?

A XP é uma das maiores empresas do ramo de investimentos no Brasil. Desde a sua criação há mais de 15 anos atrás, a instituição vem transformando o mercado de investimentos no país com os seus serviços e, atualmente, é a referência quando o assunto é assessoria em aplicações.

Com seus três pilares – transparência, proximidade e ampla variedade de produtos no mercado financeiro – a empresa consegue atuar de forma imparcial e garantir que suas soluções estejam alinhadas aos interesses e perfil de cada um dos seus clientes. Além disso, a Assessoria XP é a melhor forma de garantir que quem acabou de sair da poupança conseguirá tomar boas decisões em suas aplicações no tesouro direto.

Como fazer aplicações XP Investimentos tesouro direto?

Para fazer aplicações XP Investimentos Tesouro Direto, primeiro você precisa ter uma conta na corretora de valores XP. Para abrir sua conta, basta entrar no site da Visão Investimentos e clicar no botão “ABRA SUA CONTA”. Na próxima etapa, será necessário preencher um formulário de 5 etapas com alguns dados pessoais, profissionais e financeiros, para a instituição conhece-lo melhor.

Assim que toda a documentação for entregue, é preciso esperar a corretora responder, mas não se preocupe! A resposta é bastante rápida, principalmente se não houver nada de errado com os dados informados. O próximo passo a partir daqui é realizar o cadastro na plataforma do Tesouro Direto e aguardar a senha provisória que será enviada por e-mail.

Por fim, para finalmente começar as suas aplicações em ativos mais rentáveis, basta fazer um TED do seu banco para a XP com o valor que deseja investir.

Em quais títulos investir?

Basicamente, existem três modalidades de títulos públicos para “comprar” na XP Investimentos Tesouro Direto, confira um pouco sobre as características de cada um:

Tesouro Selic

Esse título tem sua rentabilidade baseada na taxa Selic – taxa básica de juros da economia brasileira. Por esse motivo, ele possui baixa volatilidade e liquidez diária. Isso significa que você pode resgatar seus investimentos antes do vencimento sem riscos de perder dinheiro. Por causa das suas características, o Tesouro Selic se torna uma aplicação perfeita para quem ainda está se habituando ao funcionamento da renda fixa ou para montar uma reserva de emergência.

Tesouro IPCA +

A rentabilidade aqui é determinada por duas taxas: uma que é prefixada e conhecida pelo investidor no momento da compra e outra que acompanha a variação da inflação. A volatilidade não é tão baixa, portanto, há riscos de perder investimentos quando o resgate é feito antes da data de vencimento. Sendo assim, essa aplicação é indicada para poupar o dinheiro das metas de longo prazo, como aposentadoria ou independência financeira.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

Funciona basicamente como o Tesouro IPCA+, mas sua única diferença está no fato de que o título paga ao investidor um cupom de juros a cada 6 meses, além de todo o valor investido corrigido pela inflação no vencimento. Essa não é a melhor escolha para acumular patrimônio, visto que o poder dos juros compostos será perdido.

Tesouro Prefixado

Por fim, há o Tesouro Prefixado, onde a rentabilidade é determinada por uma taxa de juros prefixada. Com isso, é possível saber exatamente quanto será resgatado na data de vencimento. Esse investimento é indicado para quem está apostando na queda da Selic, ou seja, pessoas que já têm mais experiência. Assim como no Tesouro IPCA+, a volatilidade é alta e você não deve vender antes do período que foi acordado.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais

Novamente, a única diferença aqui é o pagamento de um cupom de juros a cada 6 meses, já o valor aplicado é inteiramente devolvido na data de vencimento. Ele é indicado para quem já está pronto para viver de renda, pois não funciona muito bem como aplicação para acumular patrimônio.

Com essa variedade, vale a pena investir na Assessoria XP antes de começar os investimentos, principalmente se você é iniciante no assunto: ter auxílio de profissionais capacitados nunca é exagero!

Quais os custos envolvidos na aplicação?

São poucas as taxas que incidem sobre os investimentos do Tesouro Direto:

  • A taxa de custódia da BM&F BOVESPA: 0,25% a.a;
  • Desconto do Imposto de Renda: varia de acordo com o tempo que o dinheiro fica aplicado, seguindo uma tabela regressiva;
  • A taxa da instituição: que pode ou não cobrar pelas transações.

Por que investir no tesouro direto pela XP Investimentos?

Optar pela XP Investimentos Tesouro Direto é uma das melhores escolhas a se fazer, por conta de todas as vantagens que essa empresa líder de mercado tem a oferecer:

  • A XP é taxa zero para investimentos no tesouro e outros tipos de aplicações, o que deixará sua rentabilidade ainda maior;
  • Ela é agente integrada, garantindo mais comodidade para o investidor, já que ele não precisará fazer as aplicações na área restrita da B3;
  • Ela apresenta uma plataforma completa, com simuladores, artigos cheios de informações relevantes, assessoria, dentre outras coisas.

Viu só como é ótimo sair da caderneta de poupança e ir para uma instituição que dá valor ao seu dinheiro? Por isso, não perca mais tempo – nem rentabilidade – e crie hoje sua conta para investir na XP Investimentos Tesouro Direto!