Graças à possibilidade de obter altos retornos financeiros, investir no mercado financeiro tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre investidores que buscam rendimentos próprios a médio e longo prazo. Porém, antes de começar a investir na Bolsa de Valores, é importante conhecer melhor a empresa e os tipos de ações que ela oferece.

Isso porque cada uma delas tem aspectos e tendências de ganhos, podendo sofrer valorização ou até mesmo desvalorização. Se você está começando a conhecer mais sobre o mundo das ações ou quer saber como funciona melhor o mercado, não deixe de ler este artigo!

Vamos apresentar os diversos tipos de ações existentes, bem como o que é e as vantagens de uma calculadora de investimentos. Assim, você estará apto a escolher aquele que melhor se encaixa no seu perfil. Confira!

O que são ações?

A ação consiste na menor parcela do capital social de uma empresa. Desse modo, é possível investir em uma ação ou em diferentes tipos de ações de companhias — e tornar-se sócio investidor. Nesse sentido, cada ação detém seu caráter específico. Por isso, é essencial conhecer as suas particularidades antes de começar a investir.

Quais são os tipos de ações?

Existem diversos tipos de ações disponíveis para investimento no mercado. As mais conhecidas são as: ações ordinárias e as preferenciais. Entenda mais a seguir.

Ações Ordinárias (ON)

Essa ação permite o direito a voto em assembleia, participar das decisões tomadas pelos dirigentes da empresa e definir os novos rumos da corporação — é o famoso poder de voto.

Dessa forma, a importância de cada sócio investidor da empresa vai depender do volume de ações ordinárias que pertencem a ele. É por isso que os acionistas com grande número de cotas têm maior poder de decisão para exercer influência quanto ao destino dos negócios — acionistas majoritários.

Ações Preferenciais (PN)

As ações preferenciais conferem ao seu acionista detentor o direito de receber os lucros e dividendos que serão destinados aos acionistas em primeira mão em caso de liquidação da empresa — ou seja, dão preferência a esse tipo de investidores, em comparação a quem detém ações ordinárias. Contudo, os investidores desse tipo de ação não têm direito ao voto em assembleia.

Ações Blue Chips

Trata-se de um ativo de qualidade e com alto potencial de liquidez e rentabilidade. Devido a essas características, essas ações são bastante valorizadas e fáceis de vender, pois há muitos interessados na sua aquisição.

Além disso, elas apresentam um crescimento sólido, têm um relacionamento eficiente com o mercado e geram receitas e ganhos para os seus acionistas — dividendos e bônus. E o melhor de tudo é que têm boa relação risco/retorno no mercado financeiro.

Como escolhê-las de acordo com o seu perfil?

Mas afinal, qual ação é mais indicada para o seu perfil de investidor? É importante levar em consideração a natureza de cada uma delas antes de fazer a escolha. Dessa forma, se você está buscando um retorno financeiro a longo prazo e quer ter sua liberdade financeira, investir em ações preferenciais pode ser a opção ideal.

Contudo, o recomendado é sempre diversificar a carteira de investimentos e o seu patrimônio. Além disso, devem ser observados a liquidez e o recebimento de dividendos.

O que é a calculadora de investimentos?

A calculadora faz uma simulação entre os tipos de investimentos e compara-os entre si, ajudando a definir qual o retorno que o dinheiro terá depois de uma determinada aplicação.

Ela considera o valor inicial a ser investido, os possíveis aportes à taxa e o tempo escolhido pelo futuro investidor. Desse modo, o simulador ajuda a calcular a quantia de dinheiro que o investidor vai acumular após um certo período.

Como você pode perceber, existem vários tipos de ações disponíveis para investimentos no mercado. Cabe a você escolher a mais adequada de acordo com o seu objetivo e as suas necessidades.

Nesse contexto, nada mais útil do que utilizar uma calculadora de investimentos para ajudar na escolha do tipo de ação ideal para você começar a aplicar o seu dinheiro. Conheça mais os benefícios desse mecanismo!