Resumo da Semana 24/07

Ibovespa: 0,49% | 102.381 pontos

O Ibovespa fechou a semana em queda de 0,49%, aos 102.381 pontos, seguindo a direção dos mercados internacionais. Apesar do noticiário positivo no começo da semana sobre os avanços no desenvolvimento da vacina contra o Covid-19, o aumento das tensões internacionais entre EUA e China prejudicou a performance dos mercados.

No cenário internacional, a semana começou com notícias positivas quanto ao desenvolvimento de uma vacina para o Covid-19, com resultados positivos de testes realizados em humanos. No meio da semana, vimos a escalada das tensões entre EUA e China, após o Departamento de Justiça americano acusar dois hackers chineses de tentar roubar dados de empresas em 11 países.

Como resposta, Washington decretou o fechamento do consulado chinês em Houston. Pequim considerou a ação ‘uma escalada sem precedentes’ e retaliou ordenando o fechamento do consulado americano em Chengdu. Na Europa, tivemos a aprovação de um pacote de estímulos de até 750 bilhões de Euros. Desse montante, 390 bilhões de Euros serão doações e 360 bilhões de Euros serão empréstimos. O resultado do PMI composto da Zona do Euro também surpreendeu as expectativas, ao passar de 48,5 em junho para 54,8 em julho, o que mostra que a atividade econômica voltou a apresentar expansão na Europa.

No Brasil, o destaque foi a entrega da primeira fase da Reforma Tributária ao Congresso. A principal alteração proposta pelo governo consiste na unificação do PIS e do Cofins em um único imposto com alíquota de 12%, batizado de Contribuição Social sobre operações com Bens e Serviços (CBS). A segunda fase da reforma deve ser enviada ao Congresso entre 20 e 30 dias, e deve incluir mudanças no IPI, na tributação sobre renda e taxação de dividendos, entre outros. A expectativa é que o calendário de audiências públicas sobre a reforma retome suas atividades a partir do dia 4 de agosto.

Na Política, a semana foi rodeada de discussões em relação à ampliação da complementação paga pelo governo federal ao Fundeb. Segundo o acordo, o governo deverá elevar seu pagamento gradualmente até 2026, com o valor final saltando dos 10% atuais para 23% no fim do período. A ideia inicial do governo era de usar os recursos para seu novo programa de transferência de renda, mas houve resistência por parte dos deputados. O texto agora parte para o Senado.

Do lado das Empresas, publicamos um relatório atualizando nossa visão em relação ao futuro do e-commerce, retomando nossa cobertura de Via Varejo (VVAR3) com recomendação de Compra, enquanto rebaixamos Magazine Luiza (MGLU3) para Neutro e mantivemos a recomendação para B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME4), em Neutro e Compra, respectivamente. Além disso, tivemos nessa semana o início da temporada de divulgação de resultados do 2° Trimestre de 2020 (2T20), com destaque positivo para os resultados de WEG, com números acima das nossas expectativas e acima do consenso, enquanto Vale e Movida divulgaram suas prévias operacionais do 2T20. Por fim, na quinta-feira, dia 23, a Eneva apresentou uma nova proposta de fusão com a AES Tietê.

Câmbio e juros

O Real sofreu uma apreciação de cerca de 2,9% em relação ao dólar nesta semana, fechando em R$ 5,23/USD. Já a curva DI para o vértice de janeiro/31 fechou 8 bps na semana, atingindo os 7,16%.

O que esperar?

A divulgação dos indicadores do mercado de trabalho brasileiro (Caged e PNAD) referentes a junho, a nota de crédito do Banco Central e o resultado primário do setor público consolidado serão os principais destaques da agenda econômica doméstica da próxima semana. No cenário internacional, os destaques serão a decisão de política monetária do banco central americano (Fed), a divulgação do PIB do segundo trimestre dos Estados Unidos, dos índices de confiança na Zona do Euro e do PMI composto de julho na China. Os resultados devem continuar reforçando a mensagem de que os piores efeitos da pandemia sobre a economia nacional e internacional parecem ter ficado para trás, apesar da fragilidade ainda demonstrada por diversos setores.

Ações