Aprenda a investir em ações

Aprender como começar a investir em ações é bastante intimidante para investidores iniciantes ou pessoas fora do mundo das finanças.

Apesar do receio que isso causa, aqueles que sabem navegar por esses mares costumam ser bem recompensados. No fim das contas, isso não é tão complicado quanto parece, e é indicado para quem busca uma rentabilidade melhor.

Os lucros obtidos nesse mercado são bastante variáveis, podendo apresentar valores negativos.

Portanto, aplicar no mercado acionário não é aconselhável para quem busca muita segurança e estabilidade. Comprar ações é mais indicado para investidores de perfil moderado ou arrojado.

Se você tem interesse em dar maior rentabilidade ao seu dinheiro e está disposto a correr riscos de maneira responsável, leia esse post até o final. Daremos dicas práticas para quem quer entrar no mercado de ações bem preparado. Siga com a gente!

Mantenha uma reserva de emergência

Antes de pensar como começar a investir em ações, é aconselhado separar uma boa reserva de emergência. Não precisamos falar sobre como imprevistos acontecem e é importante ter dinheiro em mão nesses momentos.

Apesar de ser possível vender ações rapidamente, transferindo o dinheiro para sua conta bancária, não se deve contar com esses valores. Os preços das ações oscilam bastante, e a necessidade de sacar o dinheiro pode levar a vendas por preços baixíssimos.

A reserva deve ser feita em alguma aplicação segura e com boa liquidez, como a poupança ou Tesouro SELIC. Ela deve cobrir de 3 a 6 vezes os seus gastos mensais.

Escolha uma boa corretora

A corretora de sua escolha será a conexão entre você e o mercado acionário. Mas ela pode fazer muito mais do que isso.

Uma boa instituição produz conteúdo para ensinar o melhor do mundo dos investimentos a seus clientes. Assessores prestativos e bem informados também podem ensinar como começar a investir em ações.

Os custos variam entres as corretoras. Há cobranças sobre ordens de compra e venda e outras taxas a serem pagas. O custo para investir da forma que você pretende deve ser um peso na hora de escolher com qual empresa investir.

A praticidade e variedade de aplicações são outros fatores a serem analisados durante a escolha. Plataformas abertas de investimento costumam se sobressair nesses e em outros fatores, vale a pena pesquisar a esse respeito.

Aprenda a investir em ações

Invista de maneira inteligente

O mercado acionário não é lugar para investimento sem atenção ou para aplicar e esquecer do dinheiro por muito tempo. Quem quer investir pensando na aposentadoria, por exemplo, ainda precisa acompanhar suas ações compradas.

A instabilidade dos preços demanda cuidado na hora de escolher qual ação comprar e checagens na performance. Um assessor de investimentos pode ajudar quem quer aprender como começar a investir em ações.

Investir em ações requer muito conhecimento sobre o mundo dos negócios. Isso é adquirido com anos de estudo e experiência prática.

Se você está começando agora, vá com calma e invista apenas no que tem certeza que é um bom negócio. À medida que ganhar segurança no que estiver fazendo, aplique volumes maiores.

Essas dicas são essenciais para quem mergulhar nesse mundo. Os retornos podem ser muito gratificantes quando o investimento em ações é feito da maneira certa.

Então, pense bem seus movimentos e conte com uma empresa especializada para ter auxílio. A experiência de quem trabalha na área há anos não pode ser desprezada.

Gostou do nosso post? Quer entrar no mercado acionário? Entre em contato com a Visão Investimentos e conte com a nossa ajuda! Tiraremos todas as suas dúvidas sobre como começar a investir em ações!

Aprenda a investir em ações