O que é e como funciona uma plataforma aberta de investimentos?

Atualmente uma plataforma aberta de investimentos é uma aliada dos investidores que desejam maximizar seus ganhos, aumentar as chances de sucesso em suas aplicações e garantir o sucesso financeiro, visto que ela permite um controle mais amplo sobre os ativos.

Continue a leitura deste artigo para saber o que é e como funciona essa plataforma, por que investir nela e como o acompanhamento profissional funciona no caso. Confira!

Esse tipo de plataforma é um instrumento online disponibilizado por corretoras que garante aos investidores acesso rápido a aplicações de diferentes tipos de renda, prazos e riscos. A ferramenta funciona de forma ergonômica e intuitiva, bastando poucos cliques para que o usuário tenha acesso às informações desejadas.

Ela ainda apresenta cotações, análises, gráficos, simulações de investimentos e notícias de simples entendimento ao usuário. Na prática, a plataforma pode ser oferecida por diferentes meios:

  • site: acessado por navegadores de internet;
  • aplicativo móvel: versão simplificada do site que pode ser acessada pelo celular;
  • sistema de negociação: plataforma que otimiza o tempo de trocas para traders (investidores que compram e vendem ações e ativos);
  • software (home broker): programa que dá acesso a bolsa de valores, pregões eletrônicos, negociações etc.

Hoje estamos com uma Promoção para Clientes da XP Investimentos:

Segue link para Baixar a Lâmina em PDF:
BAIXAR LÂMINA

Por que devo investir nesse tipo de plataforma em 2020?

Diversidade de produtos disponíveis

Há poucos anos as pessoas com menos recursos para investir não tinham acesso a muitos investimentos, já que o mercado era restrito a investidores com grandes reservas de capital. Já na atualidade existem diversos investimentos para diferentes valores. Um indivíduo com cerca de R$ 2 mil, por exemplo, consegue ter acesso a diferentes aplicações com excelentes rentabilidades.

Entretanto, é essencial utilizar uma plataforma aberta de investimentos, pois elas oferecem uma quantidade de produtos maior que as instituições financeiras tradicionais.

Maior facilidade

Nas instituições tradicionais pode ser bastante complicado e burocrático para que os interessados consigam ter acesso aos investimentos. Contudo, as plataformas operam pela internet e permitem o acesso instantâneo à carteira de investimentos. Além disso, disponibilizam Chatbots que sempre estão auxiliando o cliente 24 horas por dia.

Mais segurança

A segurança é essencial para que o investidor não tenha suas informações violadas por criminosos virtuais. Por isso as plataformas de investimentos incluem complexos antivírus, sistemas antifraude, módulos de segurança contra invasões e outros tipos de proteções.

Redução de custos

As taxas de administração e corretagem de bancos tradicionais costumam ser elevados, isso ocorre pelo fato de que as instituições bancárias têm inúmeros funcionários, tributos e pagamentos a realizar. Como as plataformas são ambientes virtuais, há uma impactante redução de custos e por essa razão conseguem oferecer taxas mais econômicas e vantagens a seus clientes.

Aumento da rentabilidade

A plataforma fornece simulações, comparativos, demonstrativos, calculadoras e gráficos que trazem todos os dados necessários para que o usuário controle seus investimentos com mais segurança. Graças ao fornecimento de tantas informações, o investidor consegue fazer as escolhas mais assertivas, adequadas ao seu perfil, e proporcionar uma rentabilidade maior.

Layout intuitivo

Finanças e investimentos são assuntos bastante complexos, visto que há muitas informações que devem ser estudadas, analisadas e manejadas pelo investidor. Mas é com um layout ergonômico e intuitivo que o usuário conseguirá visualizar todos os dados de forma simples, clara e objetiva.

Há diferença ao ter um acompanhamento profissional nas plataformas?

Apesar de as plataformas abertas de investimento auxiliarem o investidor no controle de suas aplicações e ampliarem suas oportunidades, ele precisa ter segurança em suas decisões, pois colocará em jogo o dinheiro de um árduo trabalho. Portanto, é fundamental o acompanhamento de profissionais com experiência prática e que se mantenham atualizados sobre a área. Quando aliados às plataformas, esses especialistas podem multiplicar os resultados dos seus investimentos e alcançar todos os seus objetivos.

Muitos investidores ainda têm medo de utilizar uma plataforma aberta de investimentos, mas essa tecnologia é essencial para garantir bons resultados financeiros. O primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor para adequar os investimentos. Se você  ainda não sabe qual é o seu, leia nosso artigo sobre o assunto e descubra o seu!