PETR4 : Saiba tudo

Nesse artigo vamos te falar absolutamente tudo o que você precisa saber sobre as ações da PETR4 Petrobras.

Se você busca por informação de qualidade, indicadores, e dicas sobre como investir em PETR4, então com certeza veio ao lugar certo!

Não há como negar que os últimos anos foram muito bons para quem investiu nas ações da Petrobras. Isso porque desde janeiro de 2016 até dezembro de 2019 o valor das ações foram multiplicados por quase 7 vezes.

Isso, na prática, significa que se você tivesse investido 10 mil reais em PETR4 em janeiro de 2016, hoje em dia teria um montante de 70 mil reais somente nessas ações.

Aqui vamos te falar esses e outros dados importantes para que você tome a decisão de investir ou não nas ações preferenciais da PETR4.

Vale lembrar que já falamos aqui no blog de investimentos sobre ITUB4.

Continue lendo essa matéria até o final e fique por dentro de tudo sobre:

  • O que é PETR4
  • Cotação
  • Petrobras
  • Indicadores
  • Como Investir
acoes-petr4

Ja sabe quais são os melhores investimentos para 2020? Clique aqui e descubra.

O que é PETR4?

É impossível ignorar que estamos falando de uma das maiores empresas da história do Brasil. Uma empresa que já teve muitos altos e baixos, politicagem, e escândalos que chocaram todo o Brasil, como pagamento de propina, mensalão e por aí vai.

No entanto, depois de ser totalmente reformulada, tendo troca de presidente, diretoria e muitas outras peças chaves, novamente a Petrobras voltou a ser uma empresa lucrativa que começou a atrair muitos investidores da Bolsa de Valores, tanto de dentro do Brasil, quanto de fora.

PETR4 nada mais é do que o código que identifica as ações preferenciais da Petrobras. Os acionistas que possuem esse tipo de ação têm preferência na distribuição de lucros, ou seja, o pagamento dos dividendos que são provenientes do lucro apurado na empresa em determinado período do ano.

Existem um outro tipo de ação identificado pelo código PETR3. Nesse caso, que possui essas ações tem direito a voto nas decisões da empresa. No entanto, esse direito está condicionado a ter um certo número de ações.

Então, não pense que tendo 100 ações você vai poder participar de reuniões de conselho da Petrobrás ou interferir nas decisões da empresa.

PETR4 Cotação

Saber qual é a cotação de uma ação é um passo importante para saber qual é o momento certo de comprar ou vender determinado ativo.

Alguns investidores costumam fazer Day Trade (comprar uma ação e vender no mesmo dia para tentar ter lucro) com as ações da Petrobras, isso porque estamos falando de papéis de uma empresa estatal e qualquer decisão tomada pelo governo pode fazer a cotação cair ou subir, de acordo com agradar o mercado e principalmente os investidores de fora do Brasil que colocam seu dinheiro em PETR4.

Durante o ano de 2019, as ações PETR4 tiveram uma grande variação, pois chegaram a custar de 24 reais no começo do ano, até 30 reais no mês de dezembro. No entanto, vale observar que não tivemos nenhuma grande queda de cotação em PETR4 durante o ano, com as oscilações se mantendo muito mais estáveis do que em anos anteriores, em que houve problemas na empresa e no governo.

A cotação da PETR4 no momento em que escrevemos essa matéria é de 29,77. Para se manter atualizado sobre a cotação você pode sempre voltar até esse artigo ou procurar no Google pelo código da ação.

PETR4 indicadores

Estar por dentro dos indicadores sobre a PETR4 é essencial para que você possa decidir se vale a pena investir ou não nesse ativo. Aqui vamos compartilhar com você alguns dados que podem te ajudar nessa difícil missão.

  • LPA: O lucro por ação da PETR4 é de 2,61. Isso quer dizer que a cada 1 real investido, costuma voltar 2,61 ao acionista;
  • Valorização por ano: A PETR4 tem fechado os anos em azul desde 2016. Em 2019 ela teve 31,82% de valorização, em 2018 45,91%, em 2017 teve 8,29% e em 2016 fechou com 121,32%;
  • Dividend Yield: Um indicador muito usado por quem investe em ações que pagam dividendos para longo prazo é o DY. Esse dado nada mais é do que a porcentagem que ela de dividendos sobre o valor da ação. Então, supomos que a ação vale 100 reais e ao longo do ano pagou 10 reais de dividendos, nessa caso o DY é de 10%. Atualmente o DY real da PETR4 é que 4,1%;
  • ROE: Esse indicador é o retorno sobre o patrimônio da empresa. Ele nos mostra a rentabilidade líquida em relação a agregar valor a ela mesma utilizando seus próprios recursos. É um indicador muito usado para avaliar o quão lucrativa é uma empresa. Hoje o ROE da PETR4 é de 11,1%;
  • Dívida líquida: Antes de investir ou não em PETR4 vale a pena você dar uma olhada se a empresa possui uma dívida líquida muito alta, afinal de contas, ninguém que ser sócio de uma empresa que deve muito. No caso da PETR4 a dívida líquida é de 314 bilhões, enquanto o patrimônio líquido é de 306 bilhões. Esse indicador já liga um sinal de alerta, pois a Petrobras tem mais dívidas do que tudo o que ela vale.
  • Margem líquida: A margem líquida é quanto, efetivamente, sobra de lucro para empresa com a venda de seus produtos ou serviços. Hoje a margem da PETR4 é de 11%. Isso quer dizer que, para cada 100 reais que a empresa venda, ela lucra em torno de 11 reais.

Como Investir na PETR4?

Agora que você já sabe o que é a PETR4, a cotação e os indicadores, é hora de saber como investir nessa empresa.

Você precisa separar um capital que não precise usar pelos próximos meses ou anos. Depois você vai precisar abrir uma conta em nossa corretora para que possa comprar as ações.

Alguns bancos disponibilizam esse recurso, mas o indicado é uma corretora pois as taxas são mais baratas.

Após fazer o cadastro e enviar o dinheiro para nossa corretora, você vai acessar o HB (homebroker), que nada mais é do que o lugar onde você pode comprar ou vender ações da Bolsa de valores.

Após isso, basta pesquisar pelo código PETR4 e escolher o número de ações que você pretende comprar.

Vale lembrar que, se você for comprar um número menor que o lote de 100 ações vai precisar usar a letra F no final do código, ficando PETR4F.

Conclusão

A Petrobras PETR4 é sim uma boa empresa para se investir e agora que você tem todos os dados sobre ela e como pode começar a comprar as ações é só decidir começar!

Se você ainda ficou com dúvidas sobre a PETR4 basta deixar o seu comentário abaixo para ser respondido pela nossa equipe!