Muito se tem falado sobre o mercado de investimentos. Tanto é assim que a popularização cada vez maior fez com que a Bolsa de Valores e o Tesouro alcançassem, em maio, a marca de 1 milhão de aplicadores.

Nesse sentido, investir no Tesouro Direito se tornou uma das melhores opções para quem deseja ver o dinheiro rendendo com segurança e em índices maiores do que a poupança. Da mesma forma, é interessante entender o que é tesouro prefixado e qual a vantagem desse título.

Neste artigo, vamos explicar o conceito desse investimento e as principais características. Acompanhe!

Saiba o que é tesouro prefixado

O Tesouro Direto prefixado era antigamente chamado de LTN (Letra do Tesouro Nacional). Ele consiste em um título com rentabilidade definida no momento da compra. Desse modo, as taxas de juros são devidamente fixadas assim que é feita a contratação pelo usuário.

Isso significa que a pessoa que investe nessa aplicação sabe a quantia exata que receberá no momento do resgate, ou seja, na data de vencimento do título. Isso se o usuário não vendê-lo antecipadamente, antes da data fixada. Nesse caso, será pago apenas o valor de mercado. Aliás, a rentabilidade pode até ser inferior do que aquela que foi previamente determinada no momento da compra.

Além disso, a taxa de juros predefinida presume que o rendimento do título seja nominal. Dessa forma, é importante fazer o desconto do índice a inflação para se ter, de fato, a rentabilidade real.

No caso do Tesouro prefixado com juros semestrais, a rentabilidade dessa aplicação será igual ao título prefixado comum. Isso significa que os juros referentes a esse título poderão ser reavidos a cada 6 meses.

Principais características do tesouro prefixado

Saiba mais sobre o tesouro prefixado:

  • o investidor tem o conhecimento da rentabilidade até a data de vencimento;
  • o investidor sabe o valor que deverá ser reavido no momento do vencimento;
  • o procedimento é bastante simples, consistindo em uma ou várias aplicações e o resgate final;
  • existe uma variada disponibilidade de datas de vencimentos para a negociação;
  • é recomendado nos casos em que a taxa prefixada seja maior do que a taxa de juros básica no mesmo período.

Vantagens de investir no tesouro prefixado

Veja, logo abaixo, por que você deve investir nos títulos prefixados.

Boa rentabilidade

O Tesouro Direto Prefixado garante estabilidade durante todo o prazo do título. Isso significa que os riscos de perda são baixos, e o investidor não será surpreendido com nenhuma alteração. De fato, essa aplicação contém uma rentabilidade de 10% maior do que a poupança. Além disso, é possível encontrar taxas de rentabilidade acima do CDI.

Segurança

A rentabilidade fixa traz segurança para o investimento e o protege contra a volatilidade e flutuações do mercado. Assim, mesmo que o índice Selic ou o IPCA caiam, os rendimentos continuam sem mudanças.

Prazo

Esse título é o mais recomendado para aplicações mais duradouras a médio e longo prazo (a partir de 5 anos). Desse modo, os ganhos serão maiores.

Diversificação

Diversificar a carteira é um hábito muito indicado por especialistas. Nesse sentido, apesar de o tesouro prefixado ser considerado um investimento conservador, é possível aplicar nesse título com o intuito de melhorar a rentabilidade da carteira — e o melhor de tudo, com um risco bem pequeno.

Agora que você já entendeu o que é tesouro prefixado, sabe que se trata de uma excelente aplicação para investidores mais conservadores e que buscam um rendimento certo e mais longo. Portanto, não perca mais tempo e comece já a investir nesse título!

Curta a Visão Investimentos no Facebook e acompanhe as próximas publicações na nossa página oficial!