Jornada do investidor

Jornada do investidor

Jornada do investidor

O mundo dos investimentos atrai cada vez mais exploradores. Momentos de empolgação e de dúvidas antecedem a decisão de investir. Os investimentos podem ser uma nova forma de alcançar objetivos, mas os riscos devem ser aceitos apenas depois de estudados.

A jornada do investidor é percorrida por quase todos que decidem partir por esse caminho. Os passos principais serão mostrados neste post, e conhecê-los pode ser uma boa oportunidade para os que consideram aplicar seu dinheiro acumulado.

1.Decisão

Após o período de consideração, o investidor respondeu suas dúvidas e percebeu que investir é a escolha correta. É preferível que a empolgação esteja controlada, visto que as decisões devem ser tomadas de maneira prudente.

É possível contar com ajuda profissional já nesse momento, assim os passos seguintes podem ser planejados com alguém experiente. A jornada do investidor se inicia.

2.Objetivo

Este é o motivo pelo qual tudo começou. Mesmo que já tenha algo em mente, o indivíduo deve deixar claro o objetivo final da sua jornada do investidor.

Pode ser comprar uma casa no campo, viver da renda do investimento, fazer uma viagem dos sonhos… O objetivo vai servir para definir prazos e manter a motivação alta para continuar investindo.

3.Perfil

A definição de um perfil de investimento mostra como a jornada do investidor será percorrida. Um perfil conservador assume menos riscos, enquanto um mais arrojado se expõe mais buscando alcançar seu objetivo mais rapidamente.

Por mais que alcançar seus objetivos de maneira rápida seja atraente, deve-se avaliar a necessidade de correr esses riscos e a capacidade de recuperar-se de um investimento mal feito.

4.Planejamento

Depois de decidir o objetivo e a forma de o alcançar, é a hora de garantir que a jornada do investidor seja concluída. Coisas como investimento inicial e parcela do salário poupada serão definidas aqui pelo investidor.

É importante ser realista nesse momento. Um planejamento errado pode trazer o investidor de volta a esse ponto mais tarde, além de diminuir a motivação. Um erro comum é exagerar na parcela do salário a ser poupada, o que pode destruir o planejamento no primeiro momento de aperto financeiro.

5.Paciência

Este é o trecho mais longo da jornada do investidor. Tudo que foi traçado anteriormente deve ser executado com paciência para que gere bons resultados.

Aquela parcela do salário poupada mensalmente não pode ser gasta em tentações que aparecem no caminho, e para isso o investidor precisa de disciplina. Também não é preciso perseverança para não se deixar abalar quando aquele investimento com risco maior causar alguma perda no valor investido.

6.Recompensa

Ao fim da jornada do investidor, ele finalmente atinge seus objetivos. É o momento de usufruir dos frutos do esforço aplicado durante todo o percurso.

Nesse ponto, o investidor está em uma situação muito melhor do que quando decidiu começar a aplicar. Todo o valor acumulado e os juros sobre esse valor se tornaram algo para se aproveitar. A casa no campo está pronta, a viagem vai ser realizada.

Além disso, a pessoa que entrou na jornada do investidor agora já conhece seus passos. Novos objetivos poderão ser alcançados futuramente por esse caminho, e aquele que já alcançou seus objetivos uma vez, dificilmente hesitará em começar tudo de novo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe pelo Facebook! Talvez o texto ajude algum dos seus amigos a começar a investir!

Descubra onde investir em 2020.