Onde investir com Selic Baixa?

O que é a taxa Selic?

Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Essa sigla nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.

A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. A seguir você descobrirá como até mesmo o seu emprego pode sofrer influência com a movimentação desta taxa.

Como a Taxa Selic é definida?

Além de servir como um parâmetro para as demais taxas da economia, o aumento e diminuição da Selic também possui profunda influência no seu dia a dia e na economia do Brasil.

Devido a sua importância, é fundamental que exista um meio transparente e confiável para decidir os rumos da mesma, e isso é feito através do COPOM.

Em 1996 o Brasil criou o Comitê de Política Monetária, responsável por definir a taxa de juros básica da economia e estabelecer as regras da quantidade de dinheiro em circulação no país.

Para definir a taxa SELIC são realizadas oito reuniões por ano.


Investimentos com taxa Selic Baixa

Economistas consultados pelo Banco Central cortaram a previsão para a Selic ao fim de 2020 a 5,00%, o que indica expectativa de estabilidade da taxa básica de juros ao longo do ano que vem, uma vez que os profissionais já veem o juro básico em 5% ao fim de 2019.

  • SELIC deve permanecer baixa por um bom tempo nos níveis que nunca vimos antes.
  • INFLAÇÃO está se mostrando controlada próxima ao nível de 4%aa pelos próximos 3 anos, porém trata-se do indicador que conta com algumas variáveis incontroláveis por este motivo temos que ficar atentos aos possíveis ajustes do mercado.
  • PIB podemos perceber uma atividade econômica crescente próximo ao nível de 2,5%aa de crescimento pelos próximos 3 anos, muito importante ficarmos atentos as políticas aplicadas no Brasil e como vai refletir em nossa economia.

Aqui temos algumas opções para o investidor com perfil conservador:

Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são formados por investidores que querem aplicar em negócios imobiliários, desde o desenvolvimento de algum empreendimento até imóveis prontos, obtendo retorno pela exploração desses locais, seja alugando, arrendando, vendendo, etc.

Ações

Invista em ações e seja sócio das principais empresas do país. Além de poder ganhar com o crescimento e distribuição de lucro das empresas, com a XP, você aprenderá estratégias para aproveitar o crescimento da Bolsa de Valores.

CDB

Se você está começando a investir, um dos investimentos mais simples e populares do mercado é o CDB, o Certificado de Depósito Bancário. Este é um investimento que, além de ser tão seguro quanto a poupança, tem uma rentabilidade maior ainda.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um dos investimentos mais populares do Brasil. Um dos motivos para isso é o fato de o programa realizar a negociação de títulos públicos, que são os títulos mais seguros do mercado.

Conclusão de nossos analistas diante do cenário que citamos acima é muito importante que sua carteira esteja bem diversificada em estratégias que se complementem para potencializar a rentabilidade de sua carteira de investimentos com uma gestão de risco eficiente, claro sempre respeitando o perfil de cada investidor.

Imagino que ainda esteja como duvida de como se preparar para o ano de 2020 e de como pode elaborar a melhor carteira de investimentos para seu perfil e objetivo. A melhor sugestão que podemos te dar neste momento para ter os melhores investimentos e estar atento as mudanças do mercado em 2020 é contar com acompanhamento de um ESPECIALISTA DO MERCADO que fique atento as mudanças do mercado, para isso responda o formulário AGORA que um de nossos ESPECIALISTAS entrara em contato para bater um papo e apresentar as vantagens e os benefícios de contar com nossa ASSESSORIA PERSONALIZADA GRATUITA e descubra como rentabilizar melhor seus investimentos com uma gestão de risco eficiente.