Investimentos que rendem acima da inflação

A inflação brasileira é historicamente alta. Apesar de os últimos dois anos não apresentarem taxas preocupantes, o aumento no nível de preços ainda é relevante para quem quer lucrar mais. Diversas aplicações podem dar retorno tão baixo que o poder de compra resultante é menor do que o anterior. Lucros reais acontecem com investimentos acima da inflação.

A parcela da taxa praticada que ultrapassa a inflação é denominada taxa de juros real. Ela mostra qual será o aumento efetivo no poder de compra após o vencimento da aplicação. Podemos calcular a taxa real com a seguinte fórmula:

r = [(1 + j)/(1 + i)] – 1

Onde:

  • r: Taxa real de juros;
  • i: Taxa de inflação no período;
  • j: Taxa de juros no período.

Daremos um exemplo para facilitar a compreensão. Um investidor adquiriu um título com vencimento em um ano e taxa de retorno de 6,5% ao ano. A taxa de inflação do período foi de 4%. Aplicando os dados na fórmula teremos:

  1. r = [(1 + 0,065)/(1 + 0,04)] – 1
  2. r = [1,065/1,04] – 1
  3. r = 1,024 – 1 = 0,024 = 2,4%

O lucro real do investidor foi de 2,4%, bem abaixo dos 6,5% prometidos pelo título. É possível ainda que o poder de compra seja reduzido. Para isso, basta que a taxa de inflação seja maior que a de juros praticada. A poupança esteve nessa situação em alguns momentos dos últimos anos, quando a inflação estava próxima dos 10% ao ano.

Para ajudar a proteger seu dinheiro, trouxemos hoje 3 investimentos que rendem acima da inflação. Continue conosco!

1. Tesouro IPCA+

Esse é um investimento acima da inflação em sua essência. Os rendimentos totais são indexados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a variação no nível de preços de uma cesta de bens. A indexação garante que sempre haja lucros reais.

A segurança desse título é impressionante. Além de ser emitido pelo governo federal, seu rendimento será real mesmo que haja uma grande crise econômica com inflação descontrolada.

2. Fundos imobiliários

Os preços de imóveis e aluguéis são ajustados rapidamente quando o nível de preços da economia sobe. Isso quer dizer que um fundo imobiliário geralmente é um investimento acima da inflação.

Essas aplicações são amontoados de capital de vários investidores visando a aquisição de imóveis. Eles costumam ser mais interessantes do que a compra direta de uma propriedade, pois há a possibilidade de diversificar os investimentos, além de serem geridos por profissionais.

3. Debêntures indexadas à inflação

Trata-se de títulos de dívida de grandes empresas. As taxas pagas a quem aplica em debêntures costumam ser atreladas ao IPCA e garantem um retorno real interessante.

Nesse grupo se encontram alguns dos melhores investimentos acima da inflação. A necessidade de crédito pode levar uma empresa a oferecer boas taxas, e o governo pode incentivar a aquisição não cobrando imposto de renda sobre os juros.

Essas são ótimas opções para estar sempre acima da inflação. Quem busca aplicar de maneira mais eficiente, estar continuamente protegido e ter lucros reais, deve procurar uma corretora.

Investimentos que rendem acima da inflação

A Visão Investimentos possui profissionais experientes e qualificados para esse serviço. Prezamos pela transparência e respeito às decisões e ao perfil do cliente. Quem busca investimentos acima da inflação será apresentado às melhores aplicações disponíveis que cumprem esse objetivo.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar constantemente atualizado e receber as melhores dicas para montar uma boa carteira de investimentos? Curta a nossa página no Facebook!