Fundos de Investimento 2020

Fundos de investimento 2020

Se você chegou até aqui querendo saber se fundos de investimento 2020 são uma boa opção, então veio ao lugar certo!

Saiba que você já deu o primeiro passo para ter sucesso nos investimentos, que é justamente pesquisar e se informar sobre como funciona cada modalidade.

Nessa matéria vamos falar tudo o que você precisa saber sobre fundos de investimento 2020 e mostrar onde deve estar o seu foco para conseguir lucrar com essa modalidade de investimento nesse novo ano.

Vale lembrar que fundos de investimento 2020 são uma boa opção tanto para investidores novos, quanto para quem já possui outros tipos de investimentos como renda fixa, ações e outros.

Continue lendo esse artigo até o final e fique por dentro de tudo sobre:

  • Como funcionam os fundos de investimento
  • Quais são os melhores fundos
  • Como comprar fundos de investimento
  • Tipos de fundos
  • Vantagens e Desvantagens de investir
fundos-de-investimento-2020

Como funcionam os Fundos de Investimento?

Os fundos de investimento funcionam como uma boa opção para quem busca por diversificar a carteira e mesmo assim ter uma rentabilidade acima de produtos bancários, como poupança, CDB, LCI e outros.

Hoje – no Brasil – o patrimônio total investido em fundos ultrapassa os 5 trilhões de reais e, cada vez mais, os brasileiros estão vendo os fundos como uma boa opção para aumentar o seu patrimônio no longo prazo.

Agora, se você acha ou já viu alguém falar que ganhar dinheiro com fundos de investimento é fácil, tenha muito cuidado!

Os fundos oferecem uma gestão profissional de carteira e possibilidade de boa rentabilidade no longo prazo, mas nada de ganhos fora da realidade ou muito rápidos, como algumas pessoas falam por aí.

Os fundos podem investir em ativos de muitos tipos, como ações, CDB, debêntures, moedas, derivativos e até investimentos estrangeiros. Mas existem algumas regras gerais sobre a concentração de investimentos, com o objetivo de proteger os investidores.

Existem diversos tipos de fundos de investimento hoje no mercado, abaixo vamos listar os principais para você fazer a melhor escolha:

  • Cotas: Os fundos de cotas são um dos mais procurados. Nele, o patrimônio do fundo é dividido em cotas. Por exemplo, se você quer investir mil reais em um fundo que tem cotas a 10 reais, você poderá comprar 100 cotas. A regra é que, quanto mais cotas você tiver, mais você irá ganhar com a valorização do fundo e distribuição de lucros.
  • Fundos de renda fixa: Para quem busca mais segurança e não quer correr riscos, a melhor opção são os fundos de renda fixa. Nele, o seu dinheiro é investido em CDB, LCI, LCA e outros produtos de renda fixa.
  • Fundos de ações: Já imaginou ser sócio de empresas sem, necessariamente, precisar comprar ações delas? Com os fundos de ações isso é possível. Nesse tipo de fundo o risco é maior, mas também a possibilidade de ganhos é muito maior do que em fundos de renda fixa.
  • Fundos Imobiliários: Já imaginou receber um aluguel mensal mesmo sem ter um imóvel? Com os fundos de investimento imobiliários (FII’s) isso é possível. Essa é uma excelente opção para ter uma renda mensal com os dividendos de fundos imobiliários.
  • Fundos Multimercados: Na composição desses fundos estão diversos ativos da renda fixa e variável. Assim, seu gestor possui uma variedade de investimentos maior do que as outras categorias.
  • Fundos Referenciais: Esse tipo de fundo de investimento tem um benchmark como objetivo de rendimento. Assim, ele é composto, em média, por 95% de ativos atrelados à esta referência. Um fundo referenciado é considerado uma opção segura de investimento, já que seu patrimônio é composto por cerca de 80% de títulos privados ou públicos que possuam baixo risco de crédito.
  • Fundos Cambiais: A composição dos fundos cambiais é baseada em moedas estrangeiras, como os títulos públicos de outros países. Assim, os mais comuns deles são os de euro e dólar.

Esses são os principais fundos de investimento para você que busca começar a aumentar o seu patrimônio no longo prazo. Agora, esses fundos têm vantagens e desvantagens, que vamos listar abaixo:

Vantagens dos Fundos de Investimento 2020

Entre as principais vantagens de investir em fundos imobiliários está a possibilidade de ter o seu dinheiro administrado por especialistas em investimentos, ou seja, os gestores do fundo em que você investiu.

Por exemplo, podemos citar o Fundo de Investimento em ações Alaska Black, que é um dos mais rentáveis do Brasil, com mais de 300% de retorno desde que iniciou suas atividades.

Quem está começando a investir em ações, dificilmente, vai conseguir ter uma rentabilidade tão boa e isso é absolutamente normal, pois falta experiência no campo de batalha para quem está iniciando.

Começar com fundos de investimento pode fazer a sua carteira se valorizar logo nos primeiros anos e lhe dar a experiência necessária para que, no futuro, possa fazer os investimentos sozinho.

Desvantagens dos Fundos de Investimento 2020

Agora, também existem desvantagens em se investir em Fundos de Investimento 2020.

Uma desvantagem que não poderíamos deixar de citar é o fato de você não ter nenhum controle sobre os ativos de renda fixa, ações ou fundos imobiliários escolhidos pelo fundo.

Você não pode dar a sua “opinião”, pois o fundo é administrado pelos gestores sem a participação de quem compra cotas.

Com isso, pode acontecer – muitas vezes – de um fundo de investimento fazer escolhas erradas e terminar o ano com uma variação negativa ou rentabilidade abaixo da média.

Como Comprar Fundos de Investimento?

Para começar a investir em fundos de investimento em 2020, a primeira coisa que você precisa fazer é abrir conta em alguma nossa corretora.

Após abrir a sua conta, você vai encontrar dentro da plataforma, as opções de Fundos de investimento para comprar.

Quando encontrar o seu fundo de investimento, clique na opção Comprar. Informe o valor a ser investido e clique novamente em Comprar.

Conclusão

Nesse artigo você viu tudo sobre os Fundos de Investimentos 2020 e como pode começar a investir neles ainda esse ano. Mostramos como funcionam esses fundos e as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade de investimento.

Seja você um investidor iniciante ou experiente, é sempre bom buscar uma diversificação na sua carteira de investimentos através dos Fundos.

Você pode ser sócio de empresas sólidas e receber um aluguel mensal sem toda a burocracia e custos altos que é ter um imóvel no Brasil.

Agora, você precisa definir quanto do seu patrimônio será investido em Fundos e quanto será alocado em outras modalidades de investimento.

Se ainda ficou com alguma dúvida sobre Fundos de Investimento, deixe abaixo o seu comentário e participe aqui do blog!