COE Certificado de Operações Estruturadas

O COE (Certificado de operações estruturadas) é um tipo de investimento que mescla elementos de Renda Fixa e Variável e seu capital pode ser parcial ou totalmente protegido contra perdas nominais do valor investido. Você minimiza ou elimina sua perda financeira se no vencimento o resultado do ativo investido for negativo, mas ganha se for positivo. Ou seja, um investimento que pode combinar o baixo risco da Renda Fixa e o possível ganho da Renda Variável.

O COE é um produto de investimento híbrido com vencimento determinado no momento da aplicação. Assim, por um período definido, o investidor fica exposto à variação de preço de um determinado ativo ou cesta de ativos de renda variável (como o dólar, Ibovespa ou Dow Jones, por exemplo) – com capital nominal parcial ou totalmente protegido, a depender de cada certificado. Assim, esse é um produto para o investidor que quer aproveitar o potencial da renda variável, mas tem maior aversão a risco.


Por que investir em COE ?

Intercionalização

Sem a necessidade de enviar recursos ao exterior.

Flexibilidade

Possibilidade de customização por parte do investidor.

Valores

Tributação única e custos mais baixos.

Acompanhamento

O desempenho aparece como um único ativo na conta do investidor.

7 Características do COE

  • Vencimento do investimento em data pré-determinada;
  • Valor mínimo de aporte;
  • Indexador local ou internacional;
  • Cenário de ganhos e perdas, conhecidos desde o início da operação;
  • Tributação de acordo com tabela regressiva de Renda Fixa;
  • Perfil do investidor deve ser compatível com o produto;
  • Fluxos de Pagamentos no Vencimento ou Periódicos.

Como Funciona?

Imagine que você investe em um COE que acompanha o desempenho do Ibovespa por dois anos, por exemplo. Esse produto conta com 100% do capital nominal investido protegido e limita os ganhos do investidor até um teto de 15% ao ano.

No caso desse COE, existem três resultados possíveis na data de seu encerramento:
O primeiro deles é em caso de queda do Ibovespa. Nesse caso, o investidor receberá exatamente o dinheiro que investiu dois anos antes, sem nenhuma perda de capital investido.
O segundo resultado possível é em caso de desempenho estável ou alta de até 15% ao ano do Ibovespa. Nesse caso, o investidor irá receber exatamente a rentabilidade do índice.
O terceiro resultado possível é uma alta de mais de 15% ao ano do Ibovespa. Nesse resultado, o investidor receberá o teto de 15% ao ano de rentabilidade.

Bova11

RISCOS:

Risco de crédito do emissor: o recebimento dos pagamentos dos certificados está sujeito ao risco de crédito do emissor e não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos – FGC; Possibilidade de regaste antecipado sujeito à marcação a mercado

DOCUMENTAÇÃO:

Termo de ciência de risco: assinado uma única vez pelo investidor, dando ciência dos riscos do COE; DIE (Documento de Informações Essenciais): documento com explicações sobre o funcionamento, fluxo de pagamentos e riscos do COE.

IMPORTANTE:

Apenas investidores com o perfil de investidor adequado a este produto poderão realizar aplicação. Para definição do perfil de investidor do cliente, é necessário o preenchimento do Formulário Perfil do Investidor.