Você sabe quais são as diferenças entre o assessor de investimentos e o gerente de banco? Muitas pessoas pretendem começar a investir, entretanto, não sabem ao certo como a escolha de uma dessas figuras pode interferir nos seus rendimentos.

Pensando nisso, apresentaremos as principais funções de um assessor de investimentos e de um gerente de banco, além das diferenças entre eles. Com isso, você poderá conhecer exatamente como cada um pode contribuir para o seu sucesso financeiro. Continue lendo e confira!

O que são e o que fazem o assessor de investimentos e o gerente de banco?

O assessor de investimentos é o profissional independente que é especializado em todo o universo de produtos para aplicações financeiras. Ele pode exercer as seguintes atividades:

  • a avaliação do perfil de investidor e das suas necessidades;
  • o esclarecimento das características e funcionamento dos variados tipos de aplicações;
  • o auxílio para encontrar o investimento mais adequado com o perfil e prazo desejado;
  • a orientação sobre como realizar os investimentos nas plataformas;
  • a verificação, acompanhamento e realização de aplicações por ordem do investidor.

Já o gerente de banco é o funcionário de uma instituição responsável pela administração das atividades relacionadas ao dia a dia das contas correntes. Algumas de suas funções são:

  • coordenar dados sigilosos sobre o possuidor da conta;
  • conceder empréstimos bancários;
  • abrir contas;
  • auxiliar em problemas ou dúvidas sobre a conta
  • esclarecer questionamentos sobre saldos e extratos;
  • realizar transações de grandes quantias;
  • explicar condições;
  • supervisionar subordinados;
  • organizar os documentos necessários para cada atividade;
  • oferecer produtos bancários.

Quais são as diferenças entre eles?

Capacitação

O assessor de investimentos precisa realizar provas especializadas para conseguir as certificações necessárias para exercer as atividades — deve ter, no mínimo, a certificação AAI (Agente Autônomo de Investimentos).

Já os gerentes de banco são funcionários generalistas com foco na administração das contas correntes, por isso não são obrigados a adquirirem certificações relacionadas ao universo dos investimentos.

Produtos

O assessor de investimentos não está ligado à nenhuma instituição financeira. Dessa forma, ele pode oferecer qualquer produto de investimento disponível no mercado, de maneira que, devido ao grande leque de opções, seja possível encontrar as melhores taxas e prazos para montar uma carteira de investimentos diversificada e lucrativa.

O gerente está submetido aos interesses da instituição que o emprega. Assim, só pode indicar aplicações criadas e disponibilizadas pelo próprio banco. Com isso, é comum que hajam produtos do mesmo tipo com melhores condições no mercado, porém, ele não poderá ofertar.

Monitoramento e acompanhamento

O assessor de investimentos atua em constante acompanhamento do mercado. Dessa maneira, pode avaliar as melhores alternativas para cada momento e, em seguida, monitorar as carteiras dos investidores, sugerindo alterações para um melhor resultado.

O gerente de banco não é um especialista em investimentos e, além disso, tem metas de vendas para os produtos financeiros da instituição. Com isso, as indicações de investimentos estão ligadas aos alvos de vendas e não a um ajuste na carteira do investidor para um melhor resultado.

As diferenças entre as funções de um assessor de investimentos e um gerente de banco podem parecer confusas para alguém que está começando no universo dos investimentos.

No entanto, foi possível verificar que, para o caso de aplicações, o assessor de investimentos oferece muitas vantagens, como o conhecimento especializado, acompanhamento pessoal e liberdade para apresentar as melhores alternativas disponíveis no mercado. Com esses benefícios você poderá investir com muito mais segurança e fazer o seu dinheiro render mais.

E então, já sabe quais são as diferenças entre o assessor de investimentos e o gerente de banco? Gostaria de saber como uma assessoria pode lhe auxiliar? Entre em contato conosco!