ITUB4: Tudo o que você precisa saber sobre as ações do Itaú

Se você chegou nesse artigo querendo saber tudo sobre as ações ITUB4, então com certeza veio ao lugar certo.

Para quem é investidor da Bolsa de Valores não há como negar que 2019 foi um dos melhores anos possíveis. Isso porque o índice da B3 (antiga Bovespa) quebrou todos os recordes e ultrapassou os 100 mil pontos diversas vezes durante o ano.

Aqui no blog de investimentos vamos compartilhar com você tudo o que precisa saber sobre as ações de um dos maiores bancos privados do Brasil e como você pode se tornar sócio dessa grande empresa.

Continue lendo esse artigo até o final e fique por dentro de absolutamente tudo sobre ITUB4, como:

  • O que é ITUB4
  • Cotações
  • Dividendos
  • Como investir
  • E muito mais
acoes-itub4

Ja sabe quais são os melhores investimentos para 2020? Clique aqui e descubra.

Afinal de contas, o que é ITUB4?

Agora se você é um iniciante e não sabe o que significa ITUB4, vamos explicar com mais calma para que você possa entender e não pareça que estamos falando uma outra língua.

ITUB4 é o código que é usado para as ações preferenciais do banco Itaú.

Existem dois tipos principais de ações, que são as ordinárias e as preferenciais.

O número 4 após o código da ação indica que ela é uma ação preferencial para o recebimento de dividendos. Enquanto que, o número 3 após o código da ação significa que ela é uma ação em que o acionista tem direito a voto no conselho.

Vale lembrar que a diferença que essa participação faz na administração da empresa depende da quantidade de ações ordinárias que um investidor possui.

Então, quando você estiver no Homebroker da sua corretora e quiser comprar ações preferenciais do banco Itaú, é o código ITUB4 que você vai usar para pesquisar e encontrar essas ações para comprar.

ITUB4 cotações

A cotação das ações ITUB4 não costuma subir muito e não é considerada uma ação para você dobrar ou triplicar o seu investimento em pouco tempo.

No entanto, essas ações são muito perenes, pois ao longo do tempo sofrem pouca variação e costumam pagar bons dividendos aos seus acionistas.

Caso você não saiba, dividendos é a distribuição de lucros que o banco faz a quem possui ações.

Analisando o histórico de cotação da ITUB4 ao longo de 2019, podemos ver que ela começou em torno de 37 reais, teve oscilações que fizeram cair até 31,44 e vai fechar o ano em torno de 35,80 a 36 reais.

Então, como você caro leitor pode ver, ITUB4 não é uma ação que dobra ou triplica a cotação ao longo do ano, mas sim um papel que se mantém estável e sempre distribuindo muitos dividendos.

Dividendos ITUB4: Quanto ela paga e com qual frequência?

Um dos principais atrativos das ações do ITUB4 são os dividendos que ela distribui regularmente aos seus acionistas.

Quem não gostaria de ser sócio de um dos maiores, quiçá o maior banco privado do Brasil e da América Latina?

Estamos falando aqui de um banco que apresenta, trimestralmente, lucro líquido de bilhões de reais e grande parte desse valor é distribuído aos seus acionistas que tem direito, por lei, a receber dividendos.

Talvez você saiba, ou talvez não, mas no Brasil existe uma lei que obriga as empresas a distribuírem – pelo menos – 25% do lucro aos acionistas.

Agora, uma dúvida que você deve ter é saber com que frequência o Itaú paga dividendos aos seus acionistas, não é?

A boa notícia é que esse banco é um dos que costuma pagar dividendos mensalmente. Isso significa que se você tem ações do Itaú vai estar sempre pingando – mensalmente – na sua conta os dividendos, mesmo que sejam centavos ou poucos reais.

Agora, não pense que vai ficar rico do dia para a noite ao receber dividendos mensalmente do Itaú. O valor que o banco costuma distribuir entre os acionistas é de 0,015 por ação.

Isso significa que se você tiver 1000 ações ITUB4, você vai receber 15 reais por mês de dividendos.

Pode parecer pouco, mas eventualmente o banco faz algumas distribuições extras de dividendos, como a que ocorreu em 23/08 de 2019, no valor de 0,79 por ação.

Você precisa ter a mentalidade de investir de longo prazo e que reaplica os dividendos recebidos. Fazendo isso, você vai ter um grande aliado ao seu lado que são os juros compostos, ou seja, juros sobre juros.

Ao longo dos anos, investindo regularmente em ITUB4 você vai começar a colher os frutos dos dividendos e até alguma possível valorização no valor da ação.

Como Investir em ITUB4?

Agora que você já sabe tudo sobre o que é ITUB4, qual é a cotação da ação e como funciona os valores e distribuição de dividendos, é hora de aprender a como investir – na prática – em ITUB4.

A primeira coisa que você deve fazer é separar um capital para investir. Esse dinheiro deve ser um capital que você não vá precisar mexer nele pelos próximos meses ou até anos (ideal).

Existem duas formas de começar a comprar as ações ITUB4:

Você pode comprar apenas algumas unidades, ou seja, comprar 1, 2 ou 50 ações ou pode comprar um lote inteiro de ações, 100, 200, 300, 1000 e por aí vai.

Se você quiser comprar um número de ações que vai de 1 a 99 ações você precisa colocar a letra F após o código da ação.

Então para comprar 10 ações de ITUB4 você precisa fazer o cadastro em nossa corretora e inserir o código ITUB4F.

Agora, se você quiser comprar um lote inteiro de 100 ações basta inserir apenas o código ITUB4.

Conclusão

Nesse artigo, vimos absolutamente tudo sobre as ações ITUB4 do Itaú, que é um dos maiores bancos do Brasil e da América Latina.

Você conferiu que as ações ITUB4 em 2019 oscilaram entre 31 e 37 reais, e ainda ficou por dentro sobre os valores que foram distribuídos de dividendos e a frequência com que o banco costuma pagar esses dividendos aos seus acionistas.

Por fim, mostramos como você pode dar o “start” e começar a investir em ITUB4 para se tornar sócio do Itaú.

Para finalizar, queremos saber a sua opinião sobre essas ações e também se você já comprou alguma ação do Itaú ou de qualquer outro banco listado na B3.

Deixe abaixo o seu comentário e participe aqui do blog!