5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER PARA INVESTIR EM AÇÕES

E-book acoes

Quer saber mais sobre os investimentos na Bolsa de Valores?


5 Coisas que você precisa saber antes de investir em ações

1-Preferencial ou Ordinária?

No mercado, há dois tipos de ações: as preferenciais e a ordinária. As ações preferenciais dão prioridade ao investidor quando a empresa distribui os lucros do ano. Vale mencionar que todas as empresas de capital aberto são obrigadas a distribuir, no mínimo, 25% dos lucros. Enquanto isso, as ações ordinárias dão direito a voto para o investidor em assembleias e reuniões extraordinárias.

2-Investir em ações na crise é viável

É durante a crise que surgem oportunidades de ouro, pois é bem provável que muitas das empresas de capital aberto perderão algum valor. Esse é um momento vantajoso para investir em ações, pois, consequentemente, o preço delas vai cair.
Como o mercado funciona de forma cíclica (ou seja, em períodos alternados de alta e de baixa), quando a crise passar e seus ativos se valorizarem, será a situação perfeita para vender seus papéis e lucrar com essa operação.

3-Tenha uma carteira diversificada

Um dos principais mecanismos para controlar o risco dos investimentos na bolsa de valores é a diversificação.
Através da compra de ações de diferentes empresas é possível diluir o risco da sua carteira de investimentos. Dessa forma se você comprar ações de 10 empresas diferentes que atuam em dez ramos diferentes você está reduzindo o risco, uma vez que é muito improvável que o preço das ações de todas as dez empresas caia simultaneamente.

4-Quantas ações comprar?

No mercado a vista, onde o investidor compra e vende ações no preço estabelecido no pregão, o investidor terá que comprar, no mínimo, 1 lote composto por 100 ações. Portanto, caso ele queira investir em uma empresa em que a ação esteja valendo R$ 10, ele terá que investir, no mínimo, R$ 1000.

Mas há a opção de comprar no mercado fracionário, que varia de 1 a 99 ações. Porém, como grande parte do mercado negocia ações em lotes de 100, há uma diferença no preço das ações no mercado fracionário.

5-Tempo

Ao contrário de um investimento em renda fixa, o mercado de ações não tem um prazo de vencimento para seus títulos. Por isso, se você deseja investir em uma empresa é importante que você vise o longo prazo. Dessa maneira, você diminui os riscos de investir em um momento de queda dos papéis.

Como ganhar dinheiro com Ações ?

A forma mais segura de conseguir bons retornos ao investir em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações.

Qual Ação devo comprar?

Existem uma série de técnicas e metodologias que você poderá utilizar. Dentre as mais famosas estão a Análise Fundamentalista, que olha as perspectivas para o médio e longo prazos procurando identificar o potencial de crescimento de lucros futuros, a Análise Técnica analisa o comportamento de preços com base em estudos.

Como compro uma Ação?

Comprar uma ação na XP é muito simples. O primeiro passo é você abrir gratuitamente uma conta clicando aqui. Feito isso, basta escolher uma de nossas plataformas de negociação, nas quais você terá acesso a todas as ações negociadas no Brasil, podendo comprá-las e vendê-las de forma muito simples. Você pode utilizar o nosso Home Broker, que é uma plataforma web,
o nosso aplicativo XP Mobile ou nossa plataforma desktop XP Pro,
todas elas gratuitas.